terça-feira, 29 de dezembro de 2009

PORQUE TE AMO, QUERO COMPARTILHAR ESTA MENSAGEM.

Hoje é o dia que dá início a um novo ano. É o dia primeiro. Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas.
É um momento de alegria e confraternização. As rogativas, em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde pra dar e vender.
Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um ano novo cheio de felicidade?
Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas.Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde. Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós. Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte.
Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente. Tudo continua sendo como na véspera. Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assim por diante.
Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, já que um feliz ano novo não se deseja, se constrói. Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, já que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente.
Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular. Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz.
Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos.
Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por quem realmente tem autoridade, por já tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo.
No ensinamento "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo" está a chave da felicidade verdadeira.Jesus nos coloca como ponto de referência. Por isso recomenda que amemos o próximo como a nós mesmos nos amamos.
Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o espírito com a ira, a inveja, o ciúme etc.Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita sua criação e suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por ele e que ele a todos nos ama.
Enfim, quem quer um ano novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo. Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós.
O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação. Assim, o dia hoje logo passará e o chamaremos ontem, como o amanhã será em breve hoje, que se tornará ontem igualmente.E, sem que nos demos conta, estaremos logo chamando este ano que se inicia de ano passado e assim sucessivamente. Que todos possamos aproveitar muito bem o tesouro dos minutos na construção do amanhã feliz que desejamos, pois a eternidade é feita de segundos.

Equipe de Redação do Momento Espírita, com base no livro Repositório de sabedoria, verbetes: oportunidade e tempo.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O SIGNIFICADO DA BORBOLETA


Coloridas e diurnas, as borboletas prenunciam acontecimentos alegres, ao contrário de suas irmãs mariposas, quase sempre negras e noturnas, que noticiam a infelicidade. No imaginário humano, porém, ambas estão relacionadas à alma.Na cultura greco-romana, assim como na egípcia, acreditava-se que a alma deixava o corpo em forma de borboleta. A palavra psique, em grego, quer dizer ao mesmo tempo espírito e borboleta. Nos afrescos de Pompéia, a psique é representada por uma criança com asas de borboleta.Para a civilização asteca, ela era o sopro vital que saía pela boca do morto, além de estar associada a uma divindade (Itzpapalotl, cruzamento de uma mulher com uma borboleta). Esse simbolismo está relacionado à sua metamorfose, que, metaforicamente, expressa a saída do túmulo (casulo) para o renascimento. Essa associação de seu ciclo vital – a passagem do mundo dos mortos para o dos vivos-, também é utilizada na cultura oriental. No Japão, borboletas são espíritos viajantes; o seu surgimento anuncia uma visita ou a morte de um parente. Por outro lado, duas borboletas juntas querem dizer felicidade conjugal. No Vietnã, sua presença exprime longa vida, mas, nesse caso, é devido a uma coincidência fonética: duas palavras com pronúncia semelhante significam “borboleta” e “longevidade”.
Postado por Ana Maria Bitencourt Ribeiro às 04:00

É BOM SABER

EM 2009, UM DOS PROJETOS SOCIAIS DESENVOLVIDOS PELA MINHA ESCOLA - CSFX - FOI A CAMPANHA EDUCATIVA 2009.

TEMA: “RESPEITO E MEIO AMBIENTE”
ABERTURA: 29 DE AGOSTO DE 2009
HORA: de 8h às 9:30h
PERÍODO DA CAMPANHA: 11/08 a 21/11
COORDENADORAS- ANA MARIA BITENCOURT
MARIA BÁRBARA CARDOSO
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar nossos educandos a mudar de postura para com os cuidados com o ambiente escolar e com o tratamento ao ser humano e, posteriormente, na comunidade, tendo-os como agentes multiplicadores, que atuem sobre os problemas ambientais e de relacionamento de respeito entre pessoas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Proporcionar condições para que o educando perceba valores que levem a participar da proteção da natureza e do relacionamento homem-meio;
- Incentivar a atuação do aluno, professores e funcionários, em seu meio ambiente, propiciando melhor qualidade de vida;
- Oferecer ao aluno subsídios teóricos que o levem a observar os cuidados com a higiene pessoal e com o meio ambiente;
- Resgatar valores humanos
- Aplicar a tecnologia da informática a serviço dos projetos a serem desenvolvidos.

METODOLOGIA
Este trabalho concretizar-se-á com a participação de professores, funcionários e equipe gestora. Estes colocarão em prática a primeira etapa do trabalho: informação e conscientização sobre os valores humanos e os cuidados com o tratamento e preservação do meio ambiente, os benefícios que poderemos ter na escola e no meio ambiente em que vivemos e, a contribuição com a sociedade.
Com nossos alunos, trabalharemos dois momentos:
· 1º - SENSIBILIZAÇÃO : através de textos reflexivos e dinâmicas desenvolvidas com alunos, professores , funcionários e equipe gestora – Lançamento da Campanha.
· 2º – Elaboração e execução dos mini-projetos, envolvendo as disciplinas: AVC, Biologia, CFB, Ensino Religioso, Informática educativa, Geografia, Química, em sala de aula e no laboratório de informática.

TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS
·
PALAVRAS MÁGICAS
Público alvo: 5ªs séries
Palestrante: Prof. Bárbara Cardoso
· AMOR À ESCOLA
Público alvo: 6ªs séries
Palestrantes: Profs.: Manoel Carlos e Raimundo de Jesus
· RELAÇÕES HUMANAS
Público alvo: 7ªs séries
Palestrante: Prof. Silvana Santos
· BULLYING
Público alvo: 8ªs séries E 1ºS anos
Palestrantes: Profs. : Cynthia e Lourdes
· COMO VAMOS CUIDAR DA NOSSA ÁGUA
Público alvo: 5ªs séries
Palestrantes: Profs. : Cleide Machado e Débora Quaresma
· COMO VAMOS CUIDAR DOS SERES VIVOS
Público alvo: 6ªs séries
Palestrantes: Profs. Edineuza e Carla
· COMO VAMOS CUIDAR DOS NOSSOS ALIMENTOS
Público alvo: 7ªs séries
Palestrante: Prof. Rosinaldo
· COMO VAMOS CUIDAR DA NOSSA ESCOLA E DA NOSSA COMUNIDADE
Público alvo: 8ªs séries
Palestrantes: Prof. Aline e Elizeth
· A QUÍMICA DO MEIO AMBIENTE: CAMADA DE OZÔNIO, CHUVA ÁCIDA, EFEITO ESTUFA
Público alvo: 1ªs e 2ªs etapas e 3ºs anos
Palestrantes: Profs.: Sebastião e Suzy
· RESILIÊNCIA
Público alvo: 2ªs etapas e 2ºs anos
Palestrantes: Prof. Manoel Carlos
· MEIO AMBIENTE
Público alvo: 3ºS anos
Palestrante: Prof. Ângelo Góes
· CRISE AMBIENTAL
Público alvo: Ensino Médio
Palestrantes: Wictor Hugo e Cláudio Pereira ( Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente
· RESPEITO À DIVERSIDADE
Público alvo: 1ºS anos
Palestrantes: Equipe de Educação Especial que atua no colégio